terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Festival F.I.N.D. (Festival International for New Drama) no Teatro Schaübuhne, em Berlim

Em Abril de 2018 tive a oportunidade de fazer parte de um programa pedagógico intitulado F.I.N.D. +, inserido no festival F.I.N.D. (Festival International for New Drama) no Teatro Schaübuhne, em Berlim, dirigido por Thomas Ostermeier.
Foi uma experiência inigualável. Durante 10 dias (de 6 a 15 de Abril) 16 alunos finalistas escolhidos da ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema) tiveram contacto com 59 estudantes de Teatro - Interpretação, e de Encenação, de diferentes escolas de teatro do Mundo: do Consérvatoire National Superieur d'Art Dramatique, em França, da Ernst Busch School, em Berlim, da University of Fine Arts, em Berlim, e da Tisch School, em Nova Iorque. Através de um sistema de rotatividade, aprendemos juntos em diversos workshops de teatro e movimento. Trabalhámos com Wiebke Nonne e Philip Rost, pedagogos da Schaübuhne que nos deram o primeiro workshop intitulado Get to Know to Each Other; com Mike Bernardin, um actor e encenador britânico, que nos ensinou Técnica de Meisner; com Monika Gossmann, que nos ensinou uma técnica chamada Lucid Body, e com Jan Pappelbaum, o cenógrafo da Schaübuhne.
Vimos vários espectáculos inseridos no Festival, algo que foi incrível, pois tive acesso a criações de encenadores que sempre sonhei ver as suas peças ao vivo. Experienciámos os espectáculos Que haré yo con esta espada?, de Angélica Liddell; Returning to Reims, de Thomas Ostermeier; Evel Knievel contra Macbeth na terra do finado Humberto, de Rodrigo García; Kind Of, de Ofira Henig; Inflammation du verbe vivre, de Wajdi Mouawad; El Hotel, pelo Teatro la María e com encenação de Alexis Moreno e de Alexandra von Hummel; Saigon, de Caroline Guiela Nguyen (a minha peça preferida de todo o festival: IN-CRÍ-VEL!); BLACK OFF, de Ntando Celle, e LENIN, de Milo Rau.
Ainda tivémos oportunidade de conhecer a fantástica cidade que é Berlim.
Foi uma experiência maravilhosa, que irei recordar para sempre.











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