segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ethno Portugal 2016

Estive numa residência artística em Castelo de Vide para cinquenta e dois músicos e dançarinos de vinte países e quatro continentes diferentes. O objectivo era criar-se um espectáculo com a escolha de catorze músicas das várias que os músicos apresentaram (cada músico tinha de apresentar uma música tradicional do seu país), ensiná-las a todos os músicos e criar-se várias danças para cada uma dessas músicas (tudo isto em apenas dez dias!). O espectáculo foi apresentado em quatro sítios diferentes: em Castelo de Vide, em Alpalhão, em Ponte de Sor e num festival lindo que me viu crescer chamado Andanças, onde já vou há seis anos.
Cada vez mais o meu caminho se tem cruzado com a dança, o que acho óptimo pois é algo que complementa imenso o teatro. Em todos os trabalhos de corpo que desenvolvo em personagens, sinto sempre que, graças a este meu contacto com a dança, tenho mais facilidade e aptidão para conseguir chegar onde quero. 
Deixo-vos este link que vos permite visualizar um vídeo com filmagens do nosso primeiro concerto no festival Andanças: https://www.facebook.com/andancas/videos/1093939017321076/, e mais estes dois links, que vos permite ficarem a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Ethno Portugal: https://www.facebook.com/groups/149297008810176/ e =ts&fref=ts e http://ethnoportugal.pedexumbo.com/pt/.
Também vos deixo aqui um link que vos permite aceder a uma das músicas mais bonitas do projecto Ethno Portugal'16 dançada pelo grupo de dançarinos, registada pelo Tiago Pereira no âmbito do seu interessantíssimo projecto chamado A Música Portuguesa a Gostar dela Própria: https://vimeo.com/177210252.
Acho que, até agora, o Ethno foi a melhor experiência que já tive na minha vida.






















domingo, 21 de agosto de 2016

Espectáculo Fado Meu - Dançar o Fado num Tributo à Amália Rodrigues

Participei num espectáculo de dança da Amálgama - Companhia de Dança intitulado Fado Meu - Dançar o Fado num Tributo à Amália Rodrigues, no Panteão Nacional.
É incrível ter a oportunidade de dançar num espaço tão grandioso e autêntico, ao som das intemporais músicas da nossa Amália...
Foi o primeiro espectáculo de dança em que participei. Foi uma experiência maravilhosa. Gostei imenso do grupo com que trabalhei. Os dançarinos eram todos muito diferentes entre si mas muito unidos, com um profissionalismo e uma humanidade impressionantes.
No seguinte link, podem ver uma compilação dos momentos mais fortes do espectáculo - https://vimeo.com/189759651. 
Para ficarem a conhecer melhor o trabalho da Companhia, deixo-vos aqui este vídeo:




















Festival Internacional de Teatro de Almada 2016 e Workshop com o Ionut Caras

Este ano fui pela primeira vez ao Festival Internacional de Teatro de Almada. Foi uma experiência incrível que decerto voltarei a repetir, ano após ano. O Festival fornece-nos uma experiência cultural muito enriquecedora, com um intercâmbio cultural impressionante... poder ter contacto com encenadores e actores de todo o Mundo é algo fascinante para alguém que quer fazer do Teatro vida. 

Tive a oportunidade de participar num workshop intitulado «Conhece-te a ti mesmo. Esquece o Ego.» com o actor romeno Ionut Caras (vide http://www.teatrulnationalcluj.ro/act-66/ionut-caras/). Gostei imenso de trabalhar com o professor, e o grupo era incrível! Para mim foi muito importante fazer este workshop pois consegui relacionar a matéria dada durante o primeiro ano da Escola Superior de Teatro e Cinema com os novos conhecimentos transmitidos pelo Ionut. É muito interessante perceber que as técnicas teatrais que já aprendi, tanto na Escola Profissional de Cascais como na Superior, são universais, e que o Mundo é mais pequeno do que nós imaginamos. Grande parte dos exercícios realizados no workshop já os tinha feito a nível académico, sendo que estes eram mesmo iguais ou semelhantes.














Vídeo realizado com base em aulas do workshop: