terça-feira, 3 de outubro de 2017

Programa de Mobilidade ERASMUS + - Escola Rose Bruford College, em Londres

Neste momento, através do Programa de Mobilidade Erasmus + na Rose Bruford College (vide https://www.bruford.ac.uk/courses/actor-and-performer-training-ma-mfa/), num programa intitulado Actor and Performer Training, que faz equivalência com o primeiro semestre do terceiro ano da Escola Superior de Teatro e Cinema. 
Apesar de ser finalista de uma licenciatura em Teatro - Ramo Actores, entrei num programa de mestrado (MA) denominado Actor and Performer Training, direccionado pelo pedagogo, actor e director Gabriel Gawin (vide a sua biografia aqui: https://www.bruford.ac.uk/staff/profile/gabriel-gawin-ma-programme-director/). 
O primeiro módulo do programa, o qual irei frequentar, designa-se como The Advanced Actor. Este tem como objectivos estabelecer um grupo solidificado e coeso, de modo a potencializar um autêntico trabalho colectivo, porém o trabalho individual também é igualmente desenvolvido. O curso tem como preocupação desenvolver técnicas e capacidades vocais, físicas e intelectuais. O trabalho de canto, texto e de personagem também é uma prioridade no trabalho desenvolvido.  Tudo isto é acompanhado por uma prática teórica (Módulo 2 - Writing/Vade Mecum). Neste módulo é suposto conquistarmos uma escrita criativa e crítica, encontrarmos metodologias de trabalho, aprendermos a pensar o teatro de uma forma global, desenvolvermos considerações éticas e culturais, e investigar áreas do nosso interesse pessoal.  Iremos ter aulas no Theatre Delicatessen (Deli Studios), em Liverpool Street, e em St. Barnabas Arts Hall, em Dalston.
Podem visualizar o vídeo abaixo de modo a ficarem a conhecer melhor as premissas do curso.
Estou muito entusiasmada em relação a esta nova aventura! 









Oficina de Teatro Agora, Faz tu!, de Rui Catalão

Em Setembro de 2017, participei na Oficina de Teatro Agora, Faz tu!, na Biblioteca de Marvila, um bairro de Lisboa, direccionado pelo artista Rui Catalão (vide a sua biografia - https://www.artemrede.pt/v3/index.php/pt/espetaculos/arquivo/item/371-rui-catalao -,  e visualize este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=puEwkj3aFx8). Este workshop esteve inserido nos dias de Marvila, uma parceria entre o Teatro Maria Matos e a Biblioteca de Marvila (vide http://www.teatromariamatos.pt/explorar/ep-04-especial-dias-de-marvila/ e http://visao.sapo.pt/actualidade/visaose7e/ver/2017-09-22-Os-Dias-de-Marvila-vao-por-o-bairro-lisboeta-no-mapa-das-artes).
Neste workshop abordámos o teatro como se de um jogo se tratasse. A premissa deste era fazer uma pergunta a outro participante, e este, num primeiro nível de exploração, teria que fazer outra pergunta a outro colega no seguimento da que lhe foi colocada, ou, num nível posterior, responder à resposta com a verdade, usando a sua biografia (a sua própria experiência ou a observação da experiência de outros). É como se, desta maneira, nos tornássemos actores dramaturgos. As perguntas devem ser atrevidas e "provocadoras", de modo a que as acções teatrais sejam interessantes. A maneira como narramos uma história também é muito importante, pois é através desta que conseguimos "agarrar" uma genuína e sincera atenção dos espectadores, tal como a relação que construímos com o público e com quem partilhamos o palco. É um jogo em que é necessário estarmos permanentemente activos e atentos, pois encontramo-nos a improvisar sobre regras previamente delineadas. É difícil explicar o trabalho De modo a perceberem melhor a dinâmica dos exercícios propostos, vide https://www.youtube.com/watch?v=Xf8R2Wlr6EY.
Este workshop teve como resultado um espectáculo apresentado na própria Biblioteca de Marvila, no qual os participantes partilharam o palco com actores que trabalham com o Rui Catalão há dois anos (https://www.viralagenda.com/pt/events/395672/rui-catalao-e-agora-nos e http://lisboanarua.com/lisboanarua/evento/e-agora-nos/). 
Foi uma experiência muito difícil e desafiante, mas igualmente enriquecedora.




1) Rui Catalão no workshop Agora, Faz tu! 
Fotografia de Catarina Gonçalves





2) Actores do espectáculo E Agora Nós! 




3) Foto de Ensaio




4) Eu com colegas do projecto




5) A receber indicações de Rui Catalão, após o espectáculo



Workshop O Sentido dos Mestres, com Juni Dahr, inserido no Festival Internacional de Teatro de Almada

Este ano, fui mais uma vez ao incrível Festival Internacional de Teatro de Almada, no qual tive oportunidade de frequentar um workshop direccionado pela igualmente fantástica actriz e encenadora norueguesa Juni Dahr (vide o seu percurso artístico aqui: http://www.imdb.com/name/nm0197233/?ref_=fn_al_nm_1). Juni Dahr fundou a sua própria companhia de teatro, algo que me fascina. Podem ficar a conhecê-la acedendo ao seguinte link: http://www.dahr.no/
Nas sessões de trabalho debruçámo-nos sobre o universo de Ibsen, repleto das suas misteriosas e "indecifráveis" personagens femininas. Juni Dahr ensinou-nos a sua complexa linguagem, ao confrontar-nos com o subtexto e as entrelinhas existentes nas suas peças. Juntámo-nos em pares e trios e trabalhámos duas cenas de Hedda Gabler, a peça com a qual Juni Dahr nos presentou no Festival de Teatro de Almada, nas quais explorámos o espaço e o texto. Este trabalho foi interessantíssimo, na medida em que, como espectadores das cenas dos colegas, observávamos que realmente estas cresciam (em termos de criação do ambiente da cena, da relação dos actores entre si, da sua interpretação, etc), de acordo com as indicações dadas por Juni Dahr. No workshop também fizémos vários exercícios físicos, de modo a nos conectarmos connosco próprios, e com o grupo. Sinto que aprendi muito neste workshop.
Podem ficar a conhecer a premissa deste workshop através da visualização desta página web:  http://www.ctalmada.pt/festivais/2017/actos_complementares.html
















1) Juni Dahr a interpretar Hedda Gabler, na Casa da Cerca, em Almada